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Nota: Cosme Rimoli, você não entendeu nada!

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Mensagem  DanielRico Sex Abr 02, 2010 11:08 pm

Nota: Cosme Rimoli, você não entendeu nada!
Agência Palmeiras
Assessoria de Imprensa
02/04/2010 18h29
Como pode alguém confundir uma ação de solidariedade junto a crianças doentes com jogada de marketing? Para o jornalista Cosme Rimoli esses encontros são pura demagogia. Jogada de marketing para promover o clube de futebol, como se os clubes precisassem ainda de mais mídia além daquela que já tem.

E eis que o jornalista sai em defesa de alguns jogadores do Santos, que se recusaram a visitar crianças com paralisia cerebral na última quinta-feira (1°/4). É um direito dele defender jogadores que não querem participar de uma ação de solidariedade seja lá qual for o motivo. É verdade que alguns não suportam ver crianças doentes, em estado terminal. De fato, não é fácil. Mas há os que fazem questão de estar ao lado dessas crianças, levando um pouco de carinho e conforto.

O problema é quando o jornalista ataca quem faz essa ação. Para sustentar sua tese, Cosme Rimoli, do portal R7, braço do grupo Record na web, citou o goleiro Marcos como exemplo do que um clube ou atleta não deve fazer.

Ele afirma em seu blog que após Marcos se encontrar com uma criança, em estado terminal, teria ficado "muito triste". Provavelmente ele parte da premissa que jogador de futebol é um ser de outro planeta, que se emocionar não faz parte de seus sentimentos, e que portanto se conclui que não podem ficar tristes. Pois bem, diante dessa brilhante conclusão, o jornalista passou a atacar clubes que promovem ações humanitárias junto a crianças com câncer e até visitas a asilos.

O fato, amplamente divulgado nesta sexta-feira, revela que alguns jogadores do Santos se recusaram a visitar as crianças porque a instituição que cuidava delas era Espírita, aparentemente de acordo com a imprensa trata-se de um motivo religioso (fato este ignorado pelo jornalista). Não cabe aqui essa discussão, que parte para uma questão religiosa, e até por que não é problema do Palmeiras o que ocorreu com o Santos, mas o jornalista citou o goleiro Marcos em seu blog, dizendo textualmente o seguinte:

"Muitos jogadores não estão em bom momento psicológico para animar ninguém.

Marcos do Palmeiras é um grande exemplo.

Ele vivia um momento ruim, de várias contusões seguidas.

O clube organizou uma visita a uma instituição com crianças com câncer.

Um menino em estado terminal era apaixonado pelo goleiro.

Marcos estava deprimido quando conheceu o menino.

Ficou desesperado quando soube que ele tinha pouco tempo de vida.

E pouco tempo depois que os dois se conheceram, o garoto morreu.

Marcos ficou ainda mais triste."

O jornalista confunde as ações. Marcos não esteve presente quando o Palmeiras visitou o Graac (Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer) que aconteceu na Páscoa de 2008. Para esse evento levamos oito jogadores mais o técnico Vanderlei Luxemburgo. O encontro com o menino Matheus Tiago, de 6 anos, ocorreu no ginásio de esportes da Academia de Futebol em fevereiro de 2009.

A clínica que tratava o menino Matheus Tiago - que viria a falecer alguns dias depois do encontro com nosso goleiro - nos procurou para revelar o sonho da criança: conhecer o goleiro Marcos. Recuperei a matéria, muito bem escrita pelo nosso assessor Fábio Finelli, e destaquei dois trechos. Primeiro, o da mãe do menino Matheus Tiago, Sandra Aparecida. Ela conta que a criança só tinha um sonho na vida. "Nesses tipos de caso, os médicos sempre perguntam qual o sonho que a criança quer realizar. Falamos para o Matheus que realizaríamos qualquer coisa que ele quisesse. E o pedido dele foi conhecer o Marcos", conta, emocionada."

Agora, o que Marcos falou sobre o encontro: "Eu tive que conter o choro. A luta pela sobrevivência do Matheus e o amor que os pais dele têm por ele motivam qualquer pessoa. É um exemplo de fé e superação. A gente às vezes pensa muito no individual e nos bens materiais, mas quando vemos casos desse tipo, paramos para pensar que a vida é muito mais valiosa do que certas coisas", comentou o goleiro."

Talvez o jornaista tenha perdido o valor mais básico, a virtude mais nobre do ser humano, o gesto da solidariedade. Pensa que atrás de todo gesto solidário há uma ação de marketing, onde o que importa é a promoção do atleta, que tudo não passa de pura demagogia.

Para o jornalista o clube errou porque seu jogador ficou triste. Isso mesmo, dane-se se a criança está doente, em estado terminal, dane-se se ela tem um sonho. O que não pode é o jogador ficar triste. Deixo o que disse o goleiro Marcos para reflexão.

Sobre a visita ao Graac, o jornalista peca pela ignorância. Todos os clubes de futebol do mundo - ele deveria saber que os clubes europeus fazem visitas todos os anos às entidades e hospitais que cuidam de crianças, ação que ainda está apenas engatinhando no Brasil - fazem, praticam essa ação não por que querem se promover (como alguém pode achar que um clube do tamanho do Real Madrid, Milan, Barcelona, Palmeiras, Santos fazem isso para se promover?) mas por quatro motivos básicos:

a) fazer, de fato, a ação que é a de realizar o sonho de tantas crianças que não podem se locomover até o campo de futebol para ver uma partida do seu time e estar próximos de seus ídolos; b) fazer a ação como exemplo para estimular outras pessoas públicas a se dedicar a esses encontros; c) no caso do Brasil, despertar nas pessoas mais abastadas o desejo de se filiarem a essas instituições no sentido de ajudá-las de modo voluntário e até financeiramente; d) ajudar na recuperação do paciente (sim, ajuda e muito). Daí a importância da divulgação desses encontros, tão criticada pelo jornalista.

Quero deixar claro que cabe a cada jogador de futebol decidir se quer ou não participar dessas ações aqui no Palmeiras. Quando a assessoria os convida, alguns fazem questão de ir e outros, não. Não há problema nisso. O clube não obriga ninguém a praticar essas ações. Cabe única e exclusivamente ao jogador decidir se quer ou não.

A Sociedade Esportiva Palmeiras, seus jogadores e seus dirigentes ficaram muito contentes com a visita ao Graac, e já adianto que outros encontros ocorrerão e que temos orgulho de chamar a imprensa para cobrir o evento, para divulgação em toda a mídia, pelos motivos acima relatados. Isso não é marketing, é solidariedade e exemplo.

Helder Bertazzi
Coordenador de Comunicação do Palmeiras
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Mensagem  Cavinato Sáb Abr 03, 2010 7:51 am

Chupaaaaaaaaaaaaaa jornalista de m..................

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