PANELAVERDE.COM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curiosidades sobre nosso Verdão.

Ir para baixo

Curiosidades sobre nosso Verdão. Empty Curiosidades sobre nosso Verdão.

Mensagem  PIPE Seg maio 31, 2010 6:32 pm

Leia abaixo algumas curiosidades sobre o Palmeiras:

Envie a sua: Se você sabe de alguma curiosidade que não esteja listada aqui, envie-nos pelo formulário da página "Contato".


O Palmeiras tem um de seus ex-jogadores como personagem no Guiness Book, o livro dos recordes mundiais. Trata-se do ex- ponta-esquerda Ary Mantovani, que em 5 de outubro de 1946 marcou dois gols olímpicos na goleada palmeirense por 6 a 2 sobre a Portuguesa Santista/SP, no Palestra Itália. Até hoje, a Fifa não tem registro de que tal feito tenha sido superado ou mesmo igualado por algum jogador em partidas oficiais entre times profissionais.

O ano era 1920. O clube compra, por 500 contos de réis, o Estádio do Palestra Itália, incluindo todo o terreno da área social. Neste mesmo ano, conquista o seu primeiro título de campeão estadual, batendo o então poderoso Paulistano, por 2 a 1, em partida extra, já que ambos terminaram o campeonato com o mesmo número de pontos.

Em julho de 1908, o Parque da Antarctica foi palco da largada e da chegada da primeira corrida automobilística disputada no Brasil e na América do Sul, fato que engrandeceu a imagem da cidade de São Paulo. \"O Circuito de Itapecerica\" que teve cobertura nacional e internacional, terminou com a vitória do paulista Sylvio Penteado, que correu com seu Fiat de 40 cavalos, a uma velocidade média de 50Km/H, e terminou o trajeto de 70 kilometros em uma hora e meia.

O Palmeiras aplicou uma fantástica goleada sobre o Fortaleza no segundo jogo decisivo da Taça Brasil de 1960: 8 a 2, em 28/12/1960, no Pacaembu. O Fortaleza marcou primeiro, com Charuto, mas não resistiu a Academia. Chinesinho (2), Cruz (2), Zequinha, Romeiro, Julinho e Humberto marcaram. Charuto fez os dois dos cearenses. Na primeira partida, vitória do Palmeiras por 3 a 1

Os compositores do hino Antonio Sergi / Gennaro Rodrigues são heteronimos, ou seja, a mesma pessoa.

O maior artilheiro do verdão, Ettore Marcelino Domingues, o Heitor, foi também árbitro de futebol, e não foram poucos jogos que o verdão teve como juiz seu antigo grande craque.

O Palmeiras foi o primeiro clube do Brasil a adotar um Fabricante de Material esportivo nos anos 70 com a Adidas.

O árbitro que apitou o primeiro jogo do Palestra (2x0 contra o Savóia em 1915), Sylvio Lagrecca, já atuou com a camisa Palestrina. Foi em uma única vez, em 1915, mas o Palestra perdeu. Lagrecca atuou de centromédio. O que poucos sabem é que Lagrecca era sócio de primeira hora do clube e após apitar o primeiro jogo se tornou técnico.

Mesmo jogando apenas 34 jogos, 1919 ficou marcado na história alviverde, já que foi o ano em que o time marcou mais gols (197).

Na maior goleada do confronto Palmeiras x Corinthians (Palestra 8x0 Corinthians), em 1933, o último gol do Palestra, marcado por Gabardo, no goleiro Onça, do Corinthians, foi de mão.

O Palmeiras é o melhor time da historia do Torneio Rio-São Paulo, além de ter sido o primeiro campeão em 1933 e conquistado 5 vezes o campeonato, e o primeiro do ranking com 229 jogos, 118 vitórias, 42 empates, 69 derrotas, 484 gols marcados e 373 gols contra.

O grande centroavante Arthur Friedenreich, considerado o maior jogador brasileiro até o surgimento de Pelé, também vestiu a camisa do Palestra Itália, ainda que uma única vez. Foi em um amistoso contra o Bahia, em Salvador (4 x 0 para o Verdão em 19/09/1937), como atração principal. Aos 45 anos de idade, participava de jogos de exibição pelo país.

Em 1996 o Palmeiras foi campeão paulista registrando a melhor campanha da história do futebol desde que foi profissionalizado. Em 30 jogos, o Verdão venceu 27, empatou 2 e perdeu apenas 1. Aproveitamento de 92%.

Na década de 60 o Palmeiras impediu que o Santos de Pelé conquistasse 11 títulos paulistas consecutivos. O Verdão ganhou os campeonatos de 1959, 63 e 66. o Santos ganhou em 58,60,61,62,64,65,67,68 e 69.

Em 1965, na inauguração do Mineirão, o Palmeiras inteiro, até os reservas, vestiram a camisa da seleção brasileira, para jogar um amistoso contra o Uruguai. que terminou 3x0.


Imparato, foi o jogador do Palmeiras que mais ganhou campeonatos paulistas: 6 vezes, 1920, 1926, 1932, 1933, 1934 e 1936.

O Palmeiras foi o 1º clube a colocar atrás do local onde os jogadores e comissão dão entrevista, um banner com os logos dos patrocinadores e fornecedores de material esportivo. Todas equipes brasileiras copiaram o Verdão nisso.

Foi no Palmeiras, com o professor Waldir Joaquim de Moraes, que o cargo de preparador de goleiro foi criado no futebol. Hoje, a maioria das equipes no mundo tem um preparador específico para os arqueiros.

O Palmeiras é o time brasileiro com mais participações na Libertadores, 13 no total; Também é o segundo time que mais vezes chegou à final: 4 vezes (em 61,68,99 e 2000), perdendo só para o São Paulo, que tem 5 finais disputadas.

No paulista de 1983 o Palmeiras perdia o clássico para o Santos por 2 a 1, quando o meia Jorginho chutou a bola em direção ao gol; Ela desviou no juiz José Assis Aragão e entrou. Apesar dos protesto, o gol acabou validado porque o juiz é neutro.

Nelson Ernesto Filo Nuñes, foi o único estrangeiro a dirigir uma Seleção Brasileira. Esse fato se deu na inauguração do Mineirão, quando o Brasil representado pelo time da Sociedade Esportiva Palmeiras, quando venceu em jogo amistoso, porém oficial, a Seleção do Uruguai por 3x0. Aliás o Palmeiras foi o único time brasileiro a vestir a jaqueta do Brasil em jogos oficiais.

O Palmeiras foi a primeira equipe brasileira a adotar um patrocinador de grande expressão mundial (Parmalat).

O Palmeiras é o único time do Brasil que conquistou todos os Títulos existentes. Foram 21 Paulistas,4 Brasileiros,1 Copa do Brasil,2 Taças Brasil, 2 Torneios Roberto Gomes Pedrosa, 5 Torneios Rio-Sao Paulo, 1 Copa dos Campeões e 1 Brasileiro da Série B.

Na campanha em que o Palmeiras sagrou-se tricampeão do Campeonato Brasileiro, em 1993, só perdeu para um único time, o Santos (1 X 3 na 1ª fase e 0 X 1 na 2ª fase).

Entre os anos de 1936 e 1937 o Palestra Itália quebrou o recorde brasileiro de partidas invictas, naquele período, nossa equipe permaneceu nada menos do que 43 jogos sem perder.

Seguindo o conselho de um pai-de-santo, o Palmeiras jogou a final do Paulistão de 1954 com camisas azuis. O Verdão(?) empatou em 1x1 com o Corinthians e acabou perdendo o título.

No Brasileirão de 72 o Palmeiras foi a 1ª equipe a chegar a incrível marca de 25 vitórias no campeonato, recorde quebrado somente em 2003 pelo Cruzeiro num campeonato com quase 20 jogos a mais do que o de 72.

O Palmeiras já enfrentou a Seleção Brasileira. O jogo aconteceu em 16 de dezembro de 1934, no Parque Antártica, No selecionado nacional,craques do nível de Leônidas da Silva, Waldemar de Brito,Nariz e Arakem Patusca, entre outros, levaram a equipe à vitória por4 a 1. O gol de honra dos palestrinos foi marcado por Carazzo.

O Palmeiras já teve 19 jogadores disputando uma Copa do Mundo enquanto vestiam a nossa camisa. Com a ida de Marcos e Arce à Copa de 2002 esse número chegou a 21.


A maior goleada obtida pelo Palmeiras em toda a sua história foi por 11 a 0. A partida aconteceu no dia 8 de agosto de 1920, no Parque Antártica, e foi válida pelo Campeonato Paulista daquele ano - o qual, aliás, o Verdão então venceu pela primeira vez.A vítima foi o S.C Internacional.


Ademir da Guia, o Divino, é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Palmeiras. O maior jogador de toda a história do Verdão estreou em 14 de julho de 1962, e realizou sua última partida em 24 de janeiro de 1984, Entre esse período, Ademir da Guia participou de 866 jogos e, nestes, marcou 153 gols, sendo também o terceiro maior artilheiro da história do clube, superado apenas por Heitor e César Maluco.

Na chegada dos jogadores campeões da Copa Rio, em 1951, havia cerca de 1 milhão de pessoas nas ruas de São Paulo.Os cálculos são da Imprensa da época.

O Palmeiras já ganhou a São Silvestre! Isso aconteceu em 1927,quando o Verdão faturou por equipes a mais tradicional prova de atletismo de rua de todo o mundo.

A maior goleada do Palmeiras em jogos internacionais foi de 9 a 0. O jogo aconteceu em 24 de janeiro de 1970, numa partida amistosa contra o Guabirá, da Bolívia.

O Palmeiras tem muita tradição também no basquete. O clube é um dos fundadores da Federação Paulista de Basquetebol, ao lado de Paulistano, Espéria, ACM e AA São Paulo.


O Palmeiras foi o primeiro campeão paulista após a adoção do profissionalismo no futebol. Isso aconteceu em 1933, quando ainda nos chamávamos Palestra Itália.


O recorde de público do estádio Palestra Itália, aconteceu em18 de agosto de 1976. O jogo foi contra o XV de Piracicaba. Naquela noite, 35.913 torcedores pagaram ingresso. O lateral direito Djalma Santos, do Palmeiras, foi o primeiro jogador brasileiro a ser convocado para a seleção da Fifa.


Apenas três jogadores têm seus bustos nos jardins da sede social do Parque Antarctica: Junqueira, Waldemar Fiúme e Ademir da Guia. De acordo com o estatuto do clube, só merecem a homenagem os atletas que nunca jogaram contra o Palmeiras.


O atacante Heitor é o maior goleador da História do Palmeiras. Atuando no clube de 1917 a 31, ano em que encerrou a carreira, Heitor marcou 227 gols.O Palmeiras é o único time a ser campeão paulista sem perder nenhuma partida. Foi em 1932, ano em que a Revolução Constitucionalista fez com que a competição tivesse apenas um turno. O Alviverde conquistou o título com 11 vitórias.


Em 1959 o Palmeiras foi campeão paulista em cima do Santos, sendo o único a conquistar um título em cima do então time invencível da Era Pelé.


No bicampeonato Brasileiro de 1973, o Palmeiras bateu o re cordede jogos num mesmo Campeonato Brasileiro, atuando 40 vezes.


Mazzola (José João Altafini), ex-atacante palmeirense, é o único jogador a jogar a Copa do Mundo por duas seleções diferentes.Fez parte do primeiro grupo brasileiro campeão do mundo, em 1958, na Suécia, e em 62, por causa de sua descendência italiana, disputou a Copa do Chile pela Itália.


Além dos 21 títulos regionais que possui, o Palmeiras ainda tem outros 25 vice-campeonatos paulistas registrados em sua história.


O Palmeiras conta hoje com a 5ª maior torcida do mundo:13 milhões e 600 mil torcedores, aproximadamente.
PIPE
PIPE

Mensagens : 6660
Data de inscrição : 07/05/2009
Idade : 56
Localização : VAMO PALMEIRAS ! ! !

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos